terça-feira, 21 de abril de 2009

evolução histórica

muitos pensam que a educação a distância é uma novidade. A aventura começou a algum tempo na Inglaterra em 1840, quando foi lançado o primeiro selo da história do correio, usando uma tarifa única para todo o território da sua graciosa magestade a rainha Vitoria. Issac Pitmann, o inventor da estenografia, aproveitou-se dessa nova facilidade para comercializar a sua invenção e criou o primeiro curso por correspondência. A primeira instituição que utilizou o ensino a distância foia alemã INTITUTO TOUSSAINT, 1856 (dedicou-se a lingua estangeira).

Em 1873 em Boston, EUA, Anna Ticknor fundou a sociedade de apoio ao ensino em casa.No mesmo ano a Universidade de Bloomington criou um departamento de curso por correspôndencia. Na França, a partir de 1977, apareceram vários organismos privados oferecendo cursos por correspondência de cultura geral, de artes, de línguas e de preparação para concursos.
no inicio do século 20, o ensino a distância começou a interessar as crianças de regiões isoladas, particularmente na Australia, no Canadá e na Nova Zelândia. Vale a pena também citar o CERCA (Escola Rural por Correspondência de angers). Esse curso criado em 1921 e promovido pela Escola Superior de Agricultura, era dirigido aos adolescentes que saíam da escola primaria e tinha como finalidade a aprendizagem do pequeno agricultor.
em 1921, os mormons de Salt Lake City, criaram a primeira rádio universitaria. em 1926 a rádio Luxemburgo,1927 rádio Paris PTT seguiram esse exemplo. Apartir de 1927, também a BBC ofereceu às crianças das escolas primárias, programas de apoio.
No Brasil, no inicio da década de 1960, com a popularização do rádio de pilha, o MEB (Movimento de educação de Base), ligado ao episcopado Brasileiro desenvolveu um imenso programa de alfabetização de adultos graças ao sistema rádio educativo. O mesmo fenomeno acontece hoje
com as populações nômades das regiões do sul do Saara, graças a um sistema de recarregamento das pilhas com a energia solar.
Com o invento da televisão, o ensino a distância ingressou na era do multimidia. As ferramentas se sofisticaram e diversificaram: minicassetes, videocassetes, e hoje, internet. A televisão terá dificuldades para se impor como mídia pedagógica. Ela terá que abandonar uma imagem de puro divertimento popular e barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário